quinta-feira, 11 de março de 2010

Reavivar Tradições: Cantar das Janeiras


A Estevojovem - Associação cultural, recreativa e desportiva de Santo Estêvão, saiu à rua, no passado dia 9 de Janeiro, para pedir as Janeiras. No fim-de-semana a seguir com a colheita feita a Associação organizou um jantar, seguido de bailarico.

Dia 9 de Janeiro

Eram 19 horas quando o pessoal lá se decidiu sair para a rua com o frio que estava. O Sr. Padre César, munido da sua viola, o Sr. Benjamim com o seu acordeão e o Luís com o seu cavaquinho, fizeram as honras da casa animando esta caminhada.

As quadras cantadas foram recolhidas junto da população mais idosa, sendo elas quase todas exclusivas da aldeia. Fomos batendo a todas as portas abertas e fechadas, com luz e apagadas, fazendo levantar o pessoal que já estava na cama a dormir ou não... Mas as pessoas foram generosas! Deram-nos chouriças, morcelas, bebidas alcóolicas, bolos, pão, etc.

A romaria terminou por volta das 23 horas com o pessoal cansado e enregelado, valendo-nos umas boas almas que nos acenderam uma valente fogueira.


Dia 16 de Janeiro

Para fazer uso ao que foi doado, organizou-se um jantar acompanhado de baile, abrilhantado pelo grupo musical NÉCTAR, de Viseu. Este baile foi oferta da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, que quis também contribuir para esta tradição.

Foi num ambiente carregado de animação e muita cerveja, que esta festa se prolongou até de madrugada! O prémio surpresa para o melhor “trovador” de Janeiras foi atribuído ao senhor Benjamin, que carregou o seu acordeão durante todo o percurso, e acompanhou em todo o tempo os "rouxinóis".

De um modo geral, os menos jovens (incluindo os residentes do Lar da Imaculada Conceição), adoraram esta iniciativa, pois fez-lhes relembrar os velhos tempos da sua juventude, trazendo-lhes imensa alegria e satisfação.

Ficámos satisfeitos com a participação da população neste evento, agradecendo a todos os envolvidos, o esforço e a dedicação prestada, para que uma vez mais esta tradição se tenha realizado, não a deixando cair no esquecimento.

Sem comentários: