domingo, 6 de junho de 2010

Formação em Combate a Incêndios Florestais na Estevojovem


"Depois da casa roubada, trancas à porta" Este poderia ser o ditado popular a aplicar à iniciativa da Estevojovem, porém na freguesia de Santo Estêvão há ainda muita floresta e muito mato que pode ser, uma vez mais, vítima do flagelo de praticamente todos os nossos Verões - O FOGO.

Após a tragédia do Verão do ano passado, duas coisas ficaram bem patentes e teimam em não sair da memória de quem viveu a terrível experiência do grande incêndio: a destruição causada pelas chamas e o risco que todos corremos ao tentar combater o seu avanço.

Embora a vontade fosse muita, sem as ferramentas, sem os equipamentos de protecção e sem os conhecimentos adequados, muita gente colocou por vezes a própria vida em risco para tentar impedir que mais e mais coisas fossem consumidas pelo imponente "espectáculo".

Enquanto no que diz respeito às ferramentas e ao equipamento de protecção está sempre envolvida uma parte económica bastante significativa e mais difícil de ultrapassar, no que concerne aos conhecimentos, estes revelam-se como uma componente bastante acessível em termos financeiros e que só necessita de dedicação durante algum tempo para poder ser melhorada.

Com este pensamento surgiu em alguns elementos da Estevojovem a ideia de trazer para Santo Estêvão um curso pós-laboral que abordasse em termos teórico/práticos o combate a incêndios florestais para leigos englobando todos os componentes da actuação, desde o planeamento até ao rescaldo e vigilância , passando pela avaliação das condições de segurança, pela utilização coerente dos meios disponíveis (inclusivamente do kit de combate a incêndios da junta de freguesia) e pelos tipos de ataque estratégicos e mais adequados a cada situação.
Aos elementos da Estevojovem coube a tarefa de angariar os formandos e constituir a turma, o que se revelou bastante simples, pois a vontade e o entusiasmo foram enormes.

Surgiu então o curso, em parceria com a junta de freguesia, e com a associação de caçadores da freguesia, e com a colaboração ainda da Liga dos Amigos.

Tal foi o entusiasmo em redor do curso que após o seu início surgiram mais interessados em frequentá-lo, o que apesar de não ser já possível nesta edição, fica desde já salvaguardada com uma re-edição da formação a realizar no futuro.
O decorrer dos trabalhos, tem sido muito proveitoso e a maneira com que cada um dos formandos encara o combate aos incêndios está a sofrer uma evolução qualitativa bastante positiva o que será com toda a certeza muito útil em futuras situações que inevitavelmente irão acontecer... Infelizmente!!

Sem comentários: