sábado, 4 de dezembro de 2010

Festa do 15.º Aniversário da Estevojovem 2010

"A associação cultural, recreativa e desportiva, designada por EstevoJovem, foi fundada há 15 anos, nomeadamente 15/11/1995, estando sedeada no centro de Santo Estêvão. O seu objectivo é promover o encontro dos residentes (e descendentes visitantes) na associação, bem como o convívio em actividades de grupo desenvolvidas e despoletadas pela EstevoJovem. Actualmente conta com cerca de 300 sócios inscritos.

Há cerca de 4 anos tem vindo a ser realizada uma festa de aniversário que visa premiar exclusivamente os sócios da EstevoJovem, cuja data é escolhida sempre no fim-de-semana seguinte à data do aniversário. Este ano dia 20 de Novembro. Assim, à semelhança dos anos anteriores, foi realizada uma comemoração bem animada e tradicional com uma “matança de porco” à moda antiga (utilizando a palha e as pedras para o seu arranjo). O objectivo foi recuperar as tradições de outrora e assinalar este dia do sócio com um convívio entre as gentes da aldeia e as suas vivências passadas. Deste modo, após o almoço prosseguiu-se com a desmancha do porco, que foi degustado ao jantar. Com a sala repleta, a ementa do almoço foi uma excelente feijoada. Todos os presentes muito animados com a distinta refeição servida e a boa bebida, passaram uma tarde animada repartida em várias tarefas: uns tratavam de preparar o magusto, outros as brasas, o grupo musical convidado montava o palco (no fim do ensaio os “Lamiré” tocaram um fado e convidaram os presentes que soubessem cantar a fazê-lo, proporcionando um fim de tarde muito agradável) outros, ainda, ou jogavam cartas ou conviviam conversando apenas. O magusto foi feito ao ar livre, muito tradicional e genuíno também, com as castanhas a arder na “caruma” acompanhadas duma excelente jeropiga. Seguiu-se “porco assado na brasa” e “morcela fresca”. Estavam presentes cerca de 110 sócios (ao almoço seriam cerca de 90) que pareciam estar muitos satisfeitos com a organização do aniversário e com a programação das actividades realizadas.

Uma das actividades previstas visava a entrega dos prémios pela recolha do património paisagístico da aldeia de Santo Estêvão através de fotografias antigas e actuais. Contudo, as inscrições continuam abertas de modo a poder reunir mais trabalhos fotográficos.

Esta festa terminou em grande com um baile aberto ao público em geral, para o qual foi convidado o grupo musical “Lamiré” que animou o recinto até de madrugada. Cerca das 23 horas o espectáculo foi interrompido para os sócios serem presenteados com umas lembranças e surpresas que a associação tinha para oferecer: relógios; conjunto de caneta e porta-chaves; mochilas escolares infantis e cachecóis. Estas lembranças tinham inscrito “EstevoJovem” e foram atribuídas mediante os anos de associativismo dos respectivos membros.

Finalmente, após a entrega das lembranças todos cantaram os Parabéns e brindaram à união e convívio proporcionado pela EstevoJovem ao longo destes anos com votos da sua longevidade por muitos mais. Prosseguiu logo depois uma festa animada com muita música até de madrugada com os “Lamiré” que proporcionaram muita diversão e um excelente espectáculo diversificado (também os dois elementos do grupo conseguiram surpreender os presentes, porque se faziam acompanhar de três amigos que se juntaram a eles com as suas concertinas e viola oferecendo uma surpresa de aniversário à associação).

Devemos referir ainda que todas estas actividades e refeições foram oferecidas aos sócios pela associação de forma a agradecer a presença e confiança dos mesmos. Parabéns à EstevoJovem!"

   

  

  

  

Sem comentários: