quarta-feira, 25 de maio de 2011

CAMINHADA PELA NATUREZA


"CAMINHADA PELA NATUREZA
Tornaram-se já um hábito, as caminhadas em Santo Estêvão.

Já se vislumbra o brotar com toda a força da primavera e os terrenos verdejantes, manchados com as flores da época, o que tornou o cenário espectacular.

Aproveitando o mote "Maio, mês do coração", e tendo como base os benefício do exercício físico para a saúde, a Estevojovem organizou a 3.ª Caminhada por Santo Estêvão. 

As paisagens naturais e a beleza da região foram os elementos chave que motivaram mais um grupo de "caminheiros" que à hora marcada lá estavam no Largo das Eiras para realizarem os cerca de 15 Km em terrenos envolventes à Serra do Mosteiro. 

Desta vez, a parte da freguesia escolhida, foi a zona norte, onde se observou com tristeza e apreensão ainda as consequências do terrível incêndio que fustigou a flora e fauna desta parte da freguesia, mas também a beleza da paisagem envolvente na zona das plantações e da vista proporcionada pela altitude da Serra do Mosteiro. 

Por volta das 12 horas, como as forças precisavam de ser reforçadas, no sítio da "Leguinha", fez-se uma interrupção para almoço, em que se partilharam farnéis e em que a Estevojovem ofereceu um complemento de almoço a todos os sócios participantes, que ajudou a "compor o estômago".

Após o almoço, reviveram-se algumas tradições locais como os jogos da "choina", a "pétanque" e as cartas para ajudar a fazer a digestão. 

Após este interregno, e para tristeza de alguns, retomou-se o caminho, mas agora quase sempre a descer, visto que o regresso ainda era longo. 

Finalmente, oito horas após a partida, eis que se deu por terminada a caminhada no local onde esta começou. 

Cansados, mas com a sensação de dever cumprido, rumou-se a casa e alguns para a procissão que se realizou mais tarde. 

Mais uma vez, a caminhada foi um sucesso, pois todos ficaram satisfeitos com a alegria e a envolvente amizade demonstrada neste evento, o que serve de motivação extra para os próximos eventos. "

Aqui fica também o cartaz do evento.




Sem comentários: