quinta-feira, 11 de março de 2010

Reabertura do Bar da Estevojovem

Com a ajuda da Junta de Freguesia, e depois da situação regularizada, a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva – EstevoJovem foi reinaugurada com pompa e circunstância no dia 4 de Agosto, pelas 20 horas.

A cerimónia contou com a presença de cerca de meia centena de populares, do Presidente da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, João Carmona, do vereador da Cultura e Desporto, o Eng.º António Robalo, e do adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal (CMS), Vítor Proença.

O presidente da Associação, Luís Afonso foi o primeiro a tomar a palavra proferindo o habitual discurso de boas vindas e de agradecimentos a quem tanto se empenhou e contribuiu para a reabertura do espaço associativo. Seguidamente tomou a palavra o Presidente da Junta que agradeceu a presença de todos, em especial, aos elementos da CMS presentes, que muito ajudaram para que a EstevoJovem funcionasse novamente. Depois foi a vez do Eng.ª António Robalo falar. O seu discurso foi norteado por palavras de ânimo direccionadas para a Associação, para que esta seja um espaço de convívio e união das gentes da terra. A sua intervenção culminou com a entrega de um cheque no valor de 1000 euros, para ajudar a custear as primeiras despesas da reactivação da ACDR – EstevoJovem.

Após os discursos da praxe, realizou-se um Porto de Honra comemorativo, onde não faltou o bolo e o champanhe.

A funcionar há 14 anos, a EstevoJovem tem como objectivo promover actividades de cariz recreativo, cultural e desportivo, nomeadamente na organização de actividades culturais na aldeia, piqueniques, noites de fado, etc. Assim como, na participação de alguns torneios de futebol que se realizam no concelho. Para além disto, nos últimos três anos a Associação é a entidade responsável pela a organização das festas de Santo Estêvão.

Devido ao facto de o bar da ACDR – EstevoJovem ter estado fechada durante um ano porque não cumpria os requisitos legais, a Associação deixou de ter rendimentos para poder organizar actividades. No entanto, com a reabertura do mesmo, apesar de muito dinheiro ter sido gasto para colocar tudo em ordem, ou seja, para tratar das burocracias e trâmites legais necessários, a EstevoJovem pretende organizar, ainda este ano, algumas actividades. Uma sensibilização ambiental com sessão de esclarecimentos sobre a reciclagem, e sobre como tratar os resíduos domésticos faz parte do programa de actividades, visto que pretendem limpar a área circundante da aldeia e a Serra do Mosteiro, com ajuda dos populares e de quem quiser participar. Para além disto, a Associação pretende ainda realizar um concurso de fotografia, com o intuito de chamar a atenção dos habitantes para o património paisagístico e visual de Santo Estêvão, segundo referiu o presidente da ACDR – EstevoJovem, Luís Afonso.

Agora com o bar da Associação a funcionar, a população de Santo Estêvão tem mais um espaço de convívio e lazer, que, neste caso, ao ajudar a EstevoJovem, os habitantes contribuem para a dinamização cultural, recreativa e desportiva da sua própria aldeia.

in Jornal Cinco Quinas

Sem comentários: