quinta-feira, 11 de março de 2010

Armindo Marques Leitão foi homenageado

Foi homenageado o autarca dedicado e empenhado, tendo como um dos grandes objectivos da sua vida, elevar bem alto o nome da aldeia que um dia o viu nascer, Santo Estêvão, no concelho do Sabugal.
Armindo Marques Leitão nasceu a 22 de Setembro de 1935 e, muito novo, buscou Lisboa, como tantos filhos da terra o fizeram para ir à procura de um futuro melhor, por lá tendo ficado até ao final dos anos noventa.
Regressou à aldeia, onde fez parte da Junta de Freguesia, como Secretário.
Em 2001, foi eleito Presidente de Junta. Em 2005, iniciou mais um mandato à frente dos destinos deste cantinho que ele tanto amou, fazendo obra atrás de obra.
Uma morte inesperada, no dia 20 de Abril de 2007, impediu-o que acabasse o mandato para que foi eleito,
Os elementos da Junta de Freguesia continuaram o árduo trabalho autárquico com desanimo e tristeza, uma vez que uma lacuna tão fatídica na equipa deixara marcas, mas em memória ao trabalho por ele realizado, a equipa completou o mandato até ao fim, tendo sempre ido buscar energias à força que o seu "mestre" sempre lhes transmitiu. O incansável "mestre", ficará sempre na nossa memória pela dedicação, coragem e desapego que sempre norteou toda a acção desenvolvida em prol da sua terra "Santo Estêvão".
A obra está à vista!!! Só não vê quem não quer ver: Santo Estêvão - antes e depois da era Armindo Marques Leitão!!
Por isso, a homenagem prestada ao Senhor Armindo, no dia 8 de Dezembro, foi uma homenagem sentida e justa.
Foi erguida uma estátua, colocada no jardim que o próprio ajudou a construir.
Tratou-se de uma homenagem simples em que o Sr. Padre Cesár, pároco da paróquia de Santo Estêvão, benzeu a estátua e dirigiu algumas palavras de apreço aos muitos presentes, entre familiares e amigos, que vieram de longe.
Seguidamente, o Presidente da Freguesia de Santo Estêvão, Joaquim Valentim proferiu algumas palavras de admiração ao homenageado, enaltecendo o empenho e dedicação que o mesmo sempre dispensou à sua terra, prometendo que esta Junta tudo fará para continuar a sua obra e que com esta homenagem e ao evocarmos a sua memória, elevamos bem alto o nome de Santo Estêvão.
Para terminar, usou da palavra, a vice-presidente da Câmara Municipal de sabugal Dra. Delfina Leal, que teceu rasgados elogios ao Sr. Armindo Leitão, considerando ser ele um exemplo a seguir por todos aqueles que amam a sua terra e que nunca desistem de trabalhar afincadamente em prol do seu desenvolvimento.
Ambos os discursos, foram aplaudidos efusivamente pelos presentes, que não esconderam o sentimento do momento, vendo-se na maioria dos rostos lágrimas de comoção.
Bem-hajam!
Por: O Presidente da Freguesia de Santo Estêvão, Joaquim Valentim
in jornal Cinco Quinas

Sem comentários: