segunda-feira, 22 de março de 2010

Sabugal Concelho Limpo em Santo Estêvão


Pela hora marcada, os participantes reuniram-se na sede da Estevojovem onde se fez a primeira concentração. Cerca de 30 pessoas, entre crianças, homens e mulheres, trabalharam em conjunto com três instituições da freguesia (Junta, Estevojovem e Associação de caça e pesca) e com a ajuda de um grupo dos Bombeiros Voluntários do Sabugal aos quais deixamos desde já o nosso agradecimento pelo trabalho que tiveram.
Depois dos últimos preparativos e "espantando" a chuva com impermeáveis e outros fardamentos, lá se fizeram ao caminho, começando pelo "Toqueirão" (os locais para se efectuar a recolha dos lixos foram identificados à cerca de ano e meio, numa actividade que a Estevojovem tinha já planeado, mas que por alguns motivos não se pôde concretizar).
Após esta primeira etapa, ainda se pensou em desistir, mas a vontade de fazer o trabalho era tanta que ninguém arredou pé e assim lá se foi fazendo a recolha, até porque a chuva fez uma pausa para facilitar o trabalho.
Após o rancho da hora de almoço, deitararam-se novamente as mãos à obra e mais umas carradas de lixo foram recolhidas sempre com boa disposição.
Recolheu-se lixo um pouco de todos os tipos, mas ainda ficou bastante por recolher, nomeadamente entulhos de construção civil.
Neste dia, ficou patente a falta de civismo de algumas pessoas, que apesar de terem todas as facilidades para se desfazerem dos seus lixos de forma correcta (ecopontos, caixotes do lixo, lixeira da freguesia para colocar entulhos, etc) ainda continuam a deitá-los de forma inadvertida para o meio dos seus espaços verdes.
Como mais uma iniciativa para sensibilizar as pessoas para este problema dos lixos, estamos a pensar em organizar na sede da Estevojovem um workshop sobre a recolha e tratamento de lixos como fora de prevenir que situações como as encontradas no dia 20 sejam evitadas.

1 comentário:

Zarel disse...

Sim senhor, grande trabalho. E o almoço, impecável.