sexta-feira, 25 de novembro de 2011

XVI ANIVERSÁRIO DA ESTEVOJOVEM - DIA DO SÓCIO

Foi no dia 19 de novembro de 2011, sábado, que se comemorou mais um aniversário da associação Estevojovem que cumpriu no dia quinze deste mês, dezasseis anos. Como vem sendo hábito este é um dia de festa e nada melhor do que fazer um convívio com os sócios, no intuito de lhes agradecer o facto de contribuirem para a existência e para a manutenção desta associação.
Os preparativos começaram muito antes deste dia com a organização do convívio e na véspera com a mobilização das mulheres a fazer os preparativos como alguns dos petiscos do dia seguinte, e foram muitas as sobremesas que confeccionaram, entre as quais arroz doce, pudins, papas de carolo, sobremesa de bolacha, talaças, pão de ló, etc.
No sábado de manhã, cedo se foram juntando os homens para os últimos preparativos e depois do almoço, quando o grupo ficou mais composto, lá se cumpriu uma vez mais a tradição do porco. Depois começou o convívio com provas de vinho oferecido propositadamente para o dia, e com os primeiros petiscos na brasa.
Procedeu-se à desmancha onde ainda houve tempo para um “confronto” de ideias sobre a maneira mais adequada de fazer este procedimento, pois havia várias “teorias”. Depois de limpo, fez-se a pesagem através de uma balança “romana” e fizeram-se apostas sobre o peso do animal e ganhou quem disse que pesava 75kg.
Enquanto isso, as mulheres iam fazendo as morcelas, que depois de amassadas e enchidas, foram cozidas e penduradas a escorrer.
Após tudo isso, veio o artista contratado para este dia que foi o Virgílio “Faleiro”, que depois de se instalar demonstrou mais uma vez a sua capacidade de animar as festas por onde passa com a sua música.
Chegou a hora de jantar e todos os sócios que compareceram foram presenteados com o festim que englobou entre outros, o caldo verde, carne assada e massa com feijão, morcela assada e as referidas sobremesas para delícia dos presentes.
Deu-se seguimento à festa, com o baile e pelas 11:30h cantaram-se os parabéns, partiu-se o bolo de aniversário e abriu-se o champanhe que marcou a passagem de mais um ano de actividade desta associação.
A festa continuou até de madrugada com muita animação e também com alguns excessos, como é “próprio” nestas ocasiões.
Mais uma vez, e para pena  nossa, não se realizou o concurso de fotografia por falta de participação suficiente de elementos fotográficos. Também não pudemos fazer o magusto, pois o tempo não o permitiu, tal foi a chuvada que não abrandou durante toda a tarde e noite.
A ESTEVOJOVEM, na figura dos seus órgãos directivos, faz questão de aqui deixar expresso o seu agradecimento a todos os presentes pela participação neste evento e deixar também um agradecimento especial àqueles e àquelas que não fazendo parte dos órgãos directivos propriamente ditos, colaboraram muito activamente com o seu trabalho e as suas ofertas para o sucesso desta festa que muitos consideraram excelente.
Mais uma vez ficou provado que quando há amizade, união, e vontade, tudo é possível e o que parece ser uma catástrofe, se torna rapidamente em mais uma lição de vida, que nos une ainda mais e nos dá ensinamentos acerca dos quais não nos podemos nunca alhear ou esquecer com prejuízo de, no futuro, nos podermos deixar iludir novamente com coisas que nos parecem ser absolutamente normais, mas na realidade são uma distorção da realidade que pensamos conhecer e que só fazem sentido se nos obrigarmos a fazer exercícios mentais muito exigentes para os quais não nos consideramos nunca preparados.
Obrigado a todos por acreditarem e também nos fazerem acreditar que esta associaçâo tem pernas para andar e pode ter continuidade no futuro.
Não esquecer as próximas actividades que irão ser realizadas em breve: a apanha da azeitona em conjunto com a associação de Malcata (o dia 26/11/2011 foi cancelado) com quem iremos fazer um “intercâmbio cultural”, o madeiro e a passagem de ano que este ano se vai fazer com o bar aberto ao público e com animação durante toda a noite.

 

Sem comentários: