segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

JANEIRAS 2012



As Janeiras ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis. Hoje em dia, muitos grupos prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês, por vários motivos.
Esta é uma tradição que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas que vão de porta em porta, pedindo aos residentes, tipicamente as sobras das Festas Natalícias ou os enchidos caseiros. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro ou chocolates, embora não seja essa a tradição.
Depois do grupo feito, e de distribuidas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
As músicas utilizadas, já são conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam os moradores que contribuíram, ou motivos religiosos.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras. Tipicamente há também algumas quadras insultuosas reservadas para os moradores que não davam as janeiras.
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
(In Wikipedia)
Mais uma vez se cantaram as janeiras pela aldeia. Este ano foi bastante profícuo, o que não deixa de ser surpreendente numa época que todos consideram de crise, a população de Santo Estêvão foi muito generosa e proporcionou uma grande festa na aldeia, que se dividiu em dois fins de semana. 
No dia 14, foi feita a "arruada" pela freguesia, entoando os tradicionais cânticos, acompanhados pelo acordeão do sr. Benjamin e por duas guitarras ("dois grandes mestres da guitarra")! As ofertas sucederam-se a bom ritmo, entre dinheiro, enchidos, garrafas de bebida e oferta de "comes e bebes" que foram o combustível essencial ao andamento do cortejo. 

Neste dia angariámos tudo o que foi necessário para a segunda parte desta festa, no dia 28 de janeiro, onde com a colaboração do animador Joaquim "da quarta- feira" se fez um grande convívio entre todos os que quiseram participar. Jantou-se e fez-se o bailarico que o pessoal gosta de participar e dançar as "modas" tocadas quer com o órgão, quer com o acordeão. 
Pelas 2:00h da manhã deu-se por terminada mais uma festa, neste caso, com todo o mérito e louvor das pessoas da freguesia, pela generosidade das ofertas que fizeram.
Para o ano cá estaremos para fazer mais um momento de animação na aldeia e mantermos esta tradição.
(Pedimos desculpa pela qualidade destas fotos!)

Sem comentários: